• Novidades

    quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

    Síria diz que acusações de que usa armas químicas são 'mentiras'

    Governo sírio foi acusado de usar armas químicas em Guta oriental em ataque ocorrido na segunda (24).


    O governo da Síria informou nesta quarta-feira (24) que acusações da França e dos Estados Unidos de que ainda estaria utilizando armas químicas são "mentiras".
    Na terça-feira, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que o governo sírio ainda pode estar utilizando armas químicas, após um suposto ataque com gás cloro no enclave rebelde de Guta oriental, na segunda-feira (22).
    Em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal Sana, o Ministério de Relações Exteriores da Síria afirmou que tais acusações têm como objetivo "obstruir qualquer esforço para encontrar uma saída para a crise na Síria".
    Em 2013, a Síria disse que abriria mão de todas as suas armas químicas.
    Nos últimos dois anos, um inquérito conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) concluiu que o governo sírio usou o agente nervoso sarin e diversas vezes o gás cloro como armas.
    O Exército e o governo sírio têm negado repetidamente usar cloro ou outras armas químicas durante a guerra, que já entra em seu sétimo ano.
    "A Síria tem sempre demonstrado cooperação e fornecido as condições necessárias para uma investigação imparcial, objetiva e profissional sobre o uso de armas químicas", disse a Sana, acrescentando que "o Ocidente" havia dificultado esse processo por razões políticas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    IPTV Brasil

    IPTV Portugal

    IPTV EUA